História e totalitarismo:
as mudanças da narrativa no livro didático no início dos anos de 1990
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v7i13.140Resumo
Esta pesquisa iniciou-se a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), pelo qual houve o contato com a realidade e o cotidiano de uma sala de aula, juntamente com materiais da cultura escolar, dentre elas o livro didático. A partir de então foi desenvolvida uma pesquisa de análise das representações de um tema específico do livro didático, o Totalitarismo, posteriormente comparada com a ótica dos alunos. A utilização de meios didáticos presentes nos livros também foi analisada, assim como a preferência dos alunos por gráficos, tabelas, textos, citações, esquemas ou resumos. Associamos esses meios ao caráter didático do livro, relacionando-os a capacidade de aprendizagem e transmissão do conhecimento por meio desses métodos. Um olhar também foi direcionado para as editoras, que são partícipes diretas na produção dos livros didáticos, juntamente com seu corpo editorial formado, em alguns casos, por historiadores, em outros por pedagogos e em uma terceira opção por ambos, nos livros aqui analisados. A concorrência mercadológica foi colocada em questão juntamente com as normas que regem a construção e publicação dos livros didáticos, focando principalmente na avaliação do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.