Edições anteriores
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Saberes Interdisciplinares
v. 16 n. 29 (2023)A nova edição da Revista Saberes Interdisciplinares do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) é apresentada pela Comissão Editorial junto à Reitoria e Pró-reitorias de Pesquisa, Extensão, Ensino e Assuntos Acadêmicos. Este número diversificado destaca estudos que contribuem para o avanço científico e tecnológico. Entre os artigos, destacam-se uma revisão sobre frenotomia/frenectomia e amamentação, evidenciando a necessidade de mais pesquisas na área. Um relato de caso inovador que discute o uso combinado de Emdogain, Prefgel e enxerto ósseo particulado no tratamento da peri-implantite, mostrando melhorias na regeneração óssea peri-implantar.
Outros estudos exploram a eficácia do tratamento de pontos-gatilho nos músculos mastigatórios para dor miofascial, a influência da imprensa na divulgação de tratamentos para tuberculose no Rio de Janeiro em 1900, e o uso de técnicas de fortalecimento respiratório na reabilitação de pacientes com DPOC. Também são abordados fatores que impactam a qualidade do pré-natal, o conhecimento de acadêmicos sobre cigarros eletrônicos, o uso de jogos educacionais no ensino superior, e as implicações da escravidão na economia e sociedade do Rio de Janeiro no século XIX.
O ensaio presente, discute como jogo e teatro podem ser ferramentas eficazes na Neuropsicopedagogia. A revista agradece aos autores, avaliadores, revisores e ao conselho editorial por suas contribuições, esperando que os artigos inspirem novas pesquisas e reflexões na comunidade acadêmica.
Atenciosamente,
Larissa Mirelle de Oliveira Pereira e Eliane Moreto Silva Oliveira
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Saberes Interdisciplinares
v. 15 n. 28 (2022)É com grande satisfação que a Comissão Editorial, Reitoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão e Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Acadêmicos do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) apresenta ao público acadêmico a edição 28 da Revista Saberes Interdisciplinares, um espaço dedicado à disseminação do conhecimento científico e à promoção do diálogo entre diferentes áreas do saber. Nesta edição, reunimos uma variedade de artigos que refletem a diversidade e a profundidade das pesquisas acadêmicas contemporâneas.
Iniciamos nossa jornada explorando os fundamentos da alfabetização e letramento, destacando a importância desses conceitos na formação educacional. O entendimento desses pilares é crucial para a construção de uma sociedade letrada e crítica. Transitamos para o campo da odontologia, onde a inovação tecnológica é avaliada criticamente. A meta-análise oferece insights valiosos sobre a eficácia de implantes com colar microtexturizado, contribuindo para avanços significativos na prática clínica. A adaptação é a palavra de ordem quando exploramos a aprendizagem em tempos de ensino remoto, especialmente no contexto médico. Como a aprendizagem em pequenos grupos pode ser efetivamente implementada nesse cenário desafiador?
Locais específicos muitas vezes oferecem evidências valiosas para a compreensão de questões de saúde pública. Um estudo focado na prevalência de enteroparasitoses destaca a importância da vigilância epidemiológica em nível local. Exploramos a representação midiática do mundo muçulmano, evidenciando como os discursos geopolíticos moldam as percepções do público brasileiro. Uma análise crítica dessas representações é crucial para uma compreensão mais ampla e justa.
A interseção entre psicanálise e saúde é abordada neste artigo, oferecendo uma perspectiva única sobre a experiência subjetiva de indivíduos que vivem com HIV. O papel da psicanálise na promoção do bem-estar emocional é discutido de maneira aprofundada. A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um tema crucial em nossa sociedade em constante movimento. Como o bem-estar dos motoristas pode ser melhorado, e de que maneira isso impacta não apenas os indivíduos, mas também a eficiência organizacional?
Entramos no campo da cardiologia, explorando uma condição rara e sua apresentação clínica. Uma revisão de literatura e um relato de caso oferecem uma visão abrangente para profissionais de saúde enfrentando desafios diagnósticos. A saúde masculina é abordada nesta pesquisa, lançando luz sobre a avaliação internacional de sintomas prostáticos. O compartilhamento de dados entre diferentes regiões contribui para uma compreensão mais global da saúde masculina.
Neste texto, examina-se o ensino da educação da dor em cursos de fisioterapia. Como podemos preparar profissionais de saúde para abordar efetivamente a dor em seus pacientes? Neste artigo são exploradas as vantagens da aprendizagem baseada em projetos, destacando seu papel fundamental na formação de engenheiros. Como essa abordagem pode preparar os futuros profissionais para os desafios do mundo real?
Retomando um momento em que a humanidade enfrentou uma crise global sem precedentes, é essencial dedicar uma atenção especial àqueles na linha de frente. O artigo "Reflexões sobre o Estresse Ocupacional de Profissionais de Enfermagem no Enfrentamento da Pandemia de COVID-19" oferece uma visão íntima dos desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem durante este período crítico.
Cada artigo presente nesta edição é uma peça valiosa do quebra-cabeça do conhecimento, contribuindo para o avanço da ciência. Agradecemos a todos os autores pelo comprometimento com a excelência acadêmica. Que esta edição inspire novas perguntas, incite discussões e catalise descobertas em nossos leitores. Desejamos a todos uma leitura enriquecedora e estimulante.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Larissa Mirelle de Oliveira Pereira e Profa. Dra. Eliane Moreto Silva Oliveira