As concepções pedagógicas e raciais do educador lavrense José Luiz de Mesquita no periódico paulista “Getulino” de Campinas (1923-1926)

Autores

  • Dayane Ferreira Martins
  • Kildo Adevair dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v9i17.15

Palavras-chave:

Imprensa negra, Educação, raça

Resumo

 O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de iniciação científica financiada pela FAPEMIG, focalizada em analisar os discursos do educador e jornalista lavrense José Luiz de Mesquita durante a sua breve contribuição no periódico de militância negra “Getulino” de Campinas/SP entre 1924 e 1925. Para tanto fundamentamo-nos nos periódicos microfilmados do “Getulino”, pertencentes ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foram selecionados os textos relacionados à educação e
àqueles clivados a uma ideologia racial, escritos pelo professor. Para a análise do discurso, apoiamo-nos nas reflexões Eni Puccinelli Orlandi, como também em Stuart Hall, para compreender o processo de formação de identidades. A pesquisa revela o pensamento de um professor negro que acreditava ser a educação a principal ferramenta para o negro erigir-se na sociedade livre, mas, apesar disso, acreditava também haver entre os negros muito descaso com a própria formação.

Publicado

2017-11-17

Como Citar

Martins, D. F., & Santos, K. A. dos. (2017). As concepções pedagógicas e raciais do educador lavrense José Luiz de Mesquita no periódico paulista “Getulino” de Campinas (1923-1926). Saberes Interdisciplinares, 9(17), 74–84. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v9i17.15