CIÊNCIA E FILOSOFIA NO PROJETO INTERDISCIPLINAR DA FORMAÇÃO HUMANA: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE HILTON FERREIRA JAPIASSU

Autores

  • Antonio Joaquim Severino PPGE Uninove/Feusp

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v11i22.169

Palavras-chave:

epistemologia, filosofia da ciência, Ciências Humanas, interdisciplinaridade

Resumo

O ensaio visa apresentar, de forma sintética, o pensamento filosófico de Hilton Japiassu, mostrando que sua construção como filosofia da ciência se desenvolve articulada a duas outras perspectivas. Evidencia-se, então, que sua proposta filosófica nuclear é a de elaborar a fundamentação de um projeto antropológico que tenha por suporte um processo epistemológico criticamente sustentado que possa ser universalizado mediante um processo formativo garantido por uma educação competente, criativa e crítica. Para tanto, após breve situação biobibliográfica do autor, o texto destaca o pioneirismo de Japiassu na abordagem crítica da prática científica no contexto brasileiro, questionando os pressupostos epistemológicos das tendências cientificistas, particularmente, na esfera das Ciências Humanas, e explicitando a exigência de sua prática interdisciplinar bem como seu compromisso das mesmas na configuração de um projeto antropológico que se ponha como lastro do projeto educacional. Só uma educação, sustentada na prática da racionalidade crítica, poderá contribuir para a efetiva emancipação das pessoas na sociedade contemporânea, superando-se a condição de alienação em que se encontram nos dias de hoje.

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Severino, A. J. (2018). CIÊNCIA E FILOSOFIA NO PROJETO INTERDISCIPLINAR DA FORMAÇÃO HUMANA: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE HILTON FERREIRA JAPIASSU. Saberes Interdisciplinares, 11(22), 7–16. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v11i22.169