A ESCOLA E SUA FUNÇÃO DE CONSERVAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v9i18.2Palavras-chave:
Bourdieu, Escola, Conservação socialResumo
Os estudos sobre o sucesso escolar de alunos de camadas populares têm aumentado nos últimos anos e apontam a importância da participação familiar para tal êxito. A teoria da Reprodução
Cultural mostra que a escola não é um fator de mobilidade social, ao contrário, ela sanciona e legitima as desigualdades. Considerando o papel da escola na conservação da hierarquia social, o texto pretende apresentar algumas ideias do pensamento de Bourdieu e outros autores, extraindo delas elementos teóricos que possam contribuir para tal discussão e abrir horizontes para novas ações pedagógicas. Assim, são apresentados e discutidos a concepção de Bourdieu acerca de sua visão de escola, bem como o conceito de capital cultural, violência simbólica, boa vontade cultural e aculturação. Também é apresentado brevemente o desenvolvimento da escola em nossa sociedade e, de modo conciso, pesquisas sobre sucesso escolar improvável. Por fim, discute-se como a escola deveria agir para desempenhar sua função precípua, a de reduzir as desigualdades sociais. O presente artigo, com base em uma pesquisa bibliográfica, descreve alguns dos principais resultados da investigação, entre eles que, embora a instituição escolar tenha uma importante função social, ela serve a interesses de classe e não contribui como um fator de transformação social.
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