A amizade e relação de gênero entre os alunos do ensino fundamental

Autores

  • Joelma Tose Oliosi UFSJ
  • Renata Vale Assunção UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i19.234

Palavras-chave:

Adolescência, Amizade, Relações de gênero, Contexto escolar

Resumo

O texto relata uma pesquisa sobre amizade e relações de gênero entre adolescentes (com idades entre 12 e13 anos), estudantes de escola pública estadual de São João del-Rei, MG, as amizades e as relações de gêneros são fundamentais para a formação da identidade do adolescente e, como esses sujeitos passam grande parte do tempo na escola, investigamos essas relações nesse contexto. Foram realizadas observações no estabelecimento escolar, oficinas de grupo e entrevistas semidirigidas. Os dados revelaram que o grupo de amigos oferece segurança e confiança para o adolescente manifestar e afirmar sua identidade em formação, bem como uma forma de tornar a escola interessante e divertida, pois meninos e meninas trazem para suas relações estereótipos de gêneros, buscando desconstruí-los ou confirmá-los socialmente.

Biografia do Autor

Joelma Tose Oliosi, UFSJ

Joelma Tose Oliosi– Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Alegre - ES. Mestre em Educação – UFSJ.

Renata Vale Assunção, UFSJ

Renata Vale Assunção– Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras -Alegre - ES. Mestre em Psicologia – UFSJ.

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Oliosi, J. T., & Assunção, R. V. (2018). A amizade e relação de gênero entre os alunos do ensino fundamental. Saberes Interdisciplinares, 10(19), 41–54. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i19.234