A amizade e relação de gênero entre os alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i19.234Palavras-chave:
Adolescência, Amizade, Relações de gênero, Contexto escolarResumo
O texto relata uma pesquisa sobre amizade e relações de gênero entre adolescentes (com idades entre 12 e13 anos), estudantes de escola pública estadual de São João del-Rei, MG, as amizades e as relações de gêneros são fundamentais para a formação da identidade do adolescente e, como esses sujeitos passam grande parte do tempo na escola, investigamos essas relações nesse contexto. Foram realizadas observações no estabelecimento escolar, oficinas de grupo e entrevistas semidirigidas. Os dados revelaram que o grupo de amigos oferece segurança e confiança para o adolescente manifestar e afirmar sua identidade em formação, bem como uma forma de tornar a escola interessante e divertida, pois meninos e meninas trazem para suas relações estereótipos de gêneros, buscando desconstruí-los ou confirmá-los socialmente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.