Bullying e ambiente escolar: a necessária educação do afeto e das afetações

Autores

  • Neura Cezar
  • Marivone Mai

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v8i15.28

Palavras-chave:

Bullying, Violência, Afeto, Sentimentos, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o bullying sob a ótica dos sentimentos. O artigo traz os achados de uma investigação mais ampla levada a efeito e concluída em 2010, na Universidade Federal do Mato Grosso, intitulada “Bullying: preconceito, estigmas e desafios da educação para a paz”, realizada com atores escolares – estudantes, professores, gestores, funcionários e famílias – sobre sua percepção das consequências do fenômeno bullying na escola. É discutida neste artigo especificamente a importância da educação dos sentimentos na construção de uma escola mais humana. Demonstram, num primeiro momento, as definições de bullying, os personagens envolvidos e como eles se apresentam no cotidiano escolar, bem como as suas causas e consequências. Num segundo momento, apontam-se algumas alternativas de intervenção envolvendo toda a comunidade educativa, para que crianças e jovens, que sofrem ou causam o bullying, possam orquestrar e superar o problema,ou seja,regerseussentimentoseemoçõesnarelaçãoqueestabelecem com o outro. O artigo se inspira na metáfora da orquestra, pensando a escola como uma grande
orquestra e a comunidade educativa com o papel de regentes da vida dos seus integrantes.

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Cezar, N., & Mai, M. (2017). Bullying e ambiente escolar: a necessária educação do afeto e das afetações. Saberes Interdisciplinares, 8(15), 49–59. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v8i15.28