AS PERSPECTIVAS MORAIS E PEDAGÓGICAS DE JEAN-MARIE GUYAU NO PENSAMENTO PORTUGUÊS

Autores

  • José Esteves Pereira Universidade NOVA de Lisboa/CHAM/FCSH

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.283

Palavras-chave:

Jean-Marie Guyau, Moral, Vida, Obrigação, Sanção, Educação, Utilitarismo Social

Resumo

A obra de Jean Marie Guyau (1854-1888) teve uma repercussão significativa nos meios intelectuais portugueses na transição do século XIX para o século XX, especialmente Esquisse d´une morale sans obligation,ni sanction (1885).O objetivo da comunicação é não só apresentar uma breve síntese do pensamento ético de Guyau, mas também abordar a questão da presença das suas ideias em autores como Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão e Sílvio Lima. Destacamos, também, a importância que o autor de Éducation et Heredité (1889) teve em termos de reflexão sobre aspetos pedagógicos nomeadamente o ensino da filosofia.

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Pereira, J. E. (2019). AS PERSPECTIVAS MORAIS E PEDAGÓGICAS DE JEAN-MARIE GUYAU NO PENSAMENTO PORTUGUÊS. Saberes Interdisciplinares, 12(23), 110–121. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.283