A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE LEONARDO VAN ACKER

Autores

  • Silvio Firmo do Nascimento Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.285

Palavras-chave:

Leonardo van Acker, – Filosofia da Educação de Leonardo van Acker, O neotomismo e a filosofia contemporânea, Os programas de Filosofia da Educação no século XX

Resumo

O presente artigo discutir a filosofia da educação na ótica de Leonardo van Acker em meados do século XX sob a influência da perspectiva tomista, ensinada pelo pensador. Suas ideias serviram de orientação ao ensino da filosofia, expressando o quanto o pensador é importante para o debate da filosofia da educação no conjunto das disciplinas da época, sobremaneira da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que nasceu no contexto do amplo movimento católico de socialização da sociedade brasileira, na década de 1920, com sua justificativa, a crise de domínio da Igreja, aparente de crise moral, em função do avanço crescente da laicização das instituições a qual, dentro dessa visão, contribuía para solapar a implantação dos ideais cristãos na sociedade. A criação da universidade católica significou, para a Igreja Católica, uma conquista grandiosa face à difícil situação em que se encontrava na década de 40.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

Nascimento, S. F. do. (2019). A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE LEONARDO VAN ACKER. Saberes Interdisciplinares, 12(23), 132–145. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.285