A EDUCAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM NA FILOSOFIA DO PE. MANUEL ANTUNES

Autores

  • Samuel Dimas Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.289

Palavras-chave:

Educação, pedagogia, humanismo, misericórdia

Resumo

Este artigo procura explicitar o sentido integral da educação apresentado na obra do Padre Manuel Antunes, que não visa apenas a instrução técnico-científica, mas sim a formação humana nas suas dimensões ética, estética, filosófica e religiosa. O teólogo e filósofo jesuíta recusa, por um lado, uma perspetiva puramente pragmática e utilitarista da ação humana, centrada no progresso da técnica, e recusa, por outro lado, uma perspetiva puramente fixista da vida humana, centrada nos hábitos e nos dogmas filosóficos, ideológicos e religiosos. Dessa maneira, considera que o objetivo da educação humana não é o homo mechanicus nem o homo romanticus, mas sim o homo misericors que se rege pelos valores universais de um humanismo moral e metafísico que identifique o ser do homem (antropologia) e proporcione o seu fazer ser (pedagogia). O homem misericordioso faz uma experiência sofredora da vida, no reconhecimento da ignorância, da finitude e da morte, pelo que encontra na renúncia e na compaixão as formas mais valiosas de educação e humanização.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

Dimas, S. (2019). A EDUCAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM NA FILOSOFIA DO PE. MANUEL ANTUNES. Saberes Interdisciplinares, 12(23), 174–180. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.289