A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE LEONARDO PROTA

Autores

  • José Mauricio de Carvalho Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.294

Palavras-chave:

educação, cidadania, valores, humanismo, filosofia

Resumo

Leonardo Prota elaborou uma filosofia da educação a partir de dois eixos fundamentais: a formação para a cidadania e o fortalecimento do ensino humanista. Esse último aspecto inclui o conhecimento da ciência básica que deveria ser ensinada na universidade separadamente do ensino profissionalizante, realizado noutra instância ou noutro tempo. Também caberia a universidade estruturar o ensino humanista capaz de sustentar os valores da educação para a cidadania. Prota examina a raiz da universidade profissionalizante e os motivos culturais que a afastam do modelo que ele preconiza. Procuramos mostrar que essa proposta não está distanciada do que pretenderam os filósofos da escola existencial, mas que ela não conseguiu modificar o modelo de escola profissionalizante que existe entre nós. Assim permanecem falhos, no Brasil, o ensino humanista e a educação para a cidadania.

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Publicado

2019-05-15

Como Citar

Carvalho, J. M. de. (2019). A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE LEONARDO PROTA. Saberes Interdisciplinares, 12(23), 214–223. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.294