“COGITO ANTROPAGÓGICO” E A FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO DE MANUEL FERRERIA PATRÍCIO (1938)

Autores

  • Luís Miguel dos Santos Sebastião Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.295

Palavras-chave:

Educação, homem, cogito antropagógico, personalismo

Resumo

Pode descrever-se todo o esforço e o percurso intelectuais de Manuel Ferreira Patrício, nascido em Montargil em 1938, professor de todos os graus de ensino, que se aposentou como reitor da Universidade de Évora, como a tentativa de definir o humano por sob e por sobre os seres humanos concretos e, sobretudo, por pensar, e procurar realizar a formação desses humanos na plenitude da sua humanidade. Mas onde se gera, para onde se orienta e como se energiza esse processo? Naquilo que o nosso autor chama o cogito antropagógico, que define como o olhar primordial de cada um sobre si próprio, onde o sujeito reconhece a distância que vai do ser existente, daquele que está a ser, ao ser essente, aquele que almeja ser. A educação, o processo concreto e substantivo da formação humana é, então, o construir da ponte entre esses dois níveis do ser. 

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Publicado

2019-05-16

Como Citar

Sebastião, L. M. dos S. (2019). “COGITO ANTROPAGÓGICO” E A FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO DE MANUEL FERRERIA PATRÍCIO (1938). Saberes Interdisciplinares, 12(23), 224–232. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.295