RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ: POR UMA EDUCAÇÃO GUIADA PELA FILOSOFIA LIBERAL

Autores

  • Sandro Dau Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI
  • Shirley Dau Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
  • Arthur Gomes Dau Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.296

Palavras-chave:

Ricardo Vélez Rodríguez, Liberalismo, Educação

Resumo

O tema deste artigo é a educação na perspectiva liberal de Ricardo Vélez Rodríguez. Para iniciarmos esta pesquisa foi-nos necessário questionar a possibilidade de mudança do modelo atual de educação, para tanto lançamos mão da seguinte pergunta: é possível substituir o modelo atual de educação marxista por modelo liberal, o qual possa dar condições aos envolvidos de poderem discutir livremente qualquer tema sem se preocupar com as patrulhas ideológicas? O nosso objetivo é apresentar a educação liberal como o caminho a ser seguido pela academia. Este trabalho torna-se relevante, pois no momento atual estamos numa encruzilhada em que podemos nos tornar uma democracia liberal ou autoritária, por isso é necessário debater sobre qual caminho desejamos seguir. O método adotado para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica e documental quanto aos procedimentos tecnológicos. Como resultados esperamos tornar claro que toda e qualquer educação deve ter como pano de fundo a liberdade de pensar, questionar e propor novas alternativas para uma sociedade democrática verdadeiramente liberal.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Dau, S., Dau, S., & Dau, A. G. (2019). RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ: POR UMA EDUCAÇÃO GUIADA PELA FILOSOFIA LIBERAL. Saberes Interdisciplinares, 12(23), 233–243. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i23.296