A enfermagem atuando no perioperatório infantil - questões psicológicas

Autores

  • Marcela Nolasco Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN
  • Naylson Aparecido Rodrigues Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN
  • Renata Camila Lacerda de Freitas Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i20.303

Palavras-chave:

Perioperatório infantil, Enfermagem cirúrgica infantil, Família na cirurgia infantil

Resumo

A internação infantil pode causar inúmeros transtornos psicológicos como a ansiedade e o estresse. O presente estudo visa interpretar, através da revisão bibliográfica, como o processo de hospitalização/internação pediatra gera traumas psicológicos e emocionais e principalmente como a enfermagem pode atuar para amenizar os transtornos causados pela internação com a finalidade de procedimentos cirúrgicos. Percebeu-se a existência de duas principais ferramentas que auxiliam a enfermagem: o brinquedo terapêutico e a presença dos responsáveis durante a internação. A falta de autores que dissertam sobre a assistência de enfermagem durante o perioperatório infantil e como a mesma pode atuar prevenindo a ansiedade durante o pré, intra e pós-operatório deixa clara a necessidade de mais estudos sobre o tema aqui dissertado.

Biografia do Autor

Marcela Nolasco, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Marcela Nolasco – UNIPTAN. Mestre em Saúde Mental – UFSJ.

Naylson Aparecido Rodrigues, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Naylson Aparecido Rodrigues – UNIPTAN. Graduando em Enfermagem – UNIPTAN.

Renata Camila Lacerda de Freitas, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Renata Camila Lacerda de Freitas – UNIPTAN. Graduanda em Enfermagem – UNIPTAN.

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Publicado

2019-05-27

Como Citar

Nolasco, M., Rodrigues, N. A., & Freitas, R. C. L. de. (2019). A enfermagem atuando no perioperatório infantil - questões psicológicas. Saberes Interdisciplinares, 10(20), 52–60. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i20.303