A influência da linguagem escrita presente na internet, leitura e escrita dos adolescentes

Autores

  • Fabíola de Oliveira Alvarenga Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN
  • Carla Leila Oliveira Campos Universidade Federal de Alfenas
  • Mariana Júlia de Mello Escola Estadual Dr. Garcia de Lima
  • Jaqueline Natália Ferreira de Freitas Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i20.305

Palavras-chave:

Internetês, Língua padrão, Ambiente escolar

Resumo

Hoje, grandes avanços da sociedade são impulsionados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, que assumem valores sociais, econômicos e culturais há poucos anos inimagináveis. Destaca-se que a internet é a grande incentivadora dessa evolução. E uma das áreas nas quais esse desenvolvimento tecnológico atua é a linguagem, foco principal deste estudo. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar os aspectos da linguagem escrita veiculada pela Internet e sua interferência no contexto escolar. Com o intuito de observar a presença da linguagem da Internet na escrita de alunos adolescentes nas escolas, além de pesquisas bibliográficas, uma pesquisa qualitativa foi realizada com alunos e professores de uma escola da rede estadual de São João del-Rei. O trabalho articulou dois eixos temáticos: a visão dos professores quanto a essa modalidade de escrita, com o intuito de verificar as diferenças de ortografia entre a linguagem da internet e a do português escrito pelos alunos e a visão desse tipo de escrita pelos alunos, já que a sociedade e a mídia acreditam que os adolescentes acabam utilizando essa comunicação nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Milhões de jovens que acessam diariamente a internet fazem uso dessa linguagem informal que, a cada dia, torna-se mais usual entre mensagens de celulares, sites de relacionamentos, bate-papos, e-mails, jogos on-line, dentre outros. Mas será que essa linguagem adotada por muitos jovens, ao navegar por esse mundo virtual, invade o mundo real, sendo usada até mesmo o contexto escolar? É a essa pergunta que o presente trabalho procura responder, demonstrando qual é a visão dos alunos e professores entrevistados em relação ao "internetês" e a sua penetração no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Como Citar

Alvarenga, F. de O., Campos, C. L. O., Mello, M. J. de, & Freitas, J. N. F. de. (2019). A influência da linguagem escrita presente na internet, leitura e escrita dos adolescentes. Saberes Interdisciplinares, 10(20), 69–84. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v10i20.305