Educação dos sentimentos e cultura da paz nas escolas: um projeto a ser construído
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i24.362Palavras-chave:
Educação para a paz, Educação dos sentimentos, Bullying, RelaçõesResumo
Este artigo reflete sobre a importância da escola promover a educação para a paz, mediante à educação dos sentimentos. Apresenta um recorte específico da pesquisa realizada em escolas da rede pública e particular de Cuiabá, Estado do Mato Grosso. A metodologia empregada é a de caráter qualitativo, etnográfica, de base fenomenológica existencial, iluminada, sobretudo, pelo pensar de Maurice Merleau-Ponty e Paulo Freire; com estudantes do ensino fundamental e ensino médio, educadores, equipes gestoras (diretores e coordenadores), funcionários e famílias. Os resultados indicam que, apesar da equipe pedagógica escolar ter objetivos comuns, ainda apresenta dificuldades de aquilatar e avaliar a extensão dos efeitos do bullying e da violência no espaço escolar, como dificuldades de criar ações específicas para orquestrar as situações de conflitos vivenciados pelos estudantes de forma benéfica e construtiva, além do não reconhecimento dessas práticas agressivas como um comportamento cruel ao desenvolvimento psíquico dos estudantes. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação dos sentimentos, dos princípios éticos (valores) e para a paz, como um conteúdo a transversalizar o currículo. Esses princípios educacionais favorecem o reconhecimento, a desnaturalização, a valorização e o enfrentamento das práticas da violência e do bullying no ambiente escolar, despertando uma educação comprometida com a vida, problematizadora, humanizada e humanizadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.