Educação dos sentimentos e cultura da paz nas escolas: um projeto a ser construído

Autores

  • Neura Cézar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i24.362

Palavras-chave:

Educação para a paz, Educação dos sentimentos, Bullying, Relações

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância da escola promover a educação para a paz, mediante à educação dos sentimentos. Apresenta um recorte específico da pesquisa realizada em escolas da rede pública e particular de Cuiabá, Estado do Mato Grosso. A metodologia empregada é a de caráter qualitativo, etnográfica, de base fenomenológica existencial, iluminada, sobretudo, pelo pensar de Maurice Merleau-Ponty e Paulo Freire; com estudantes do ensino fundamental e ensino médio, educadores, equipes gestoras (diretores e coordenadores), funcionários e famílias. Os resultados indicam que, apesar da equipe pedagógica escolar ter objetivos comuns, ainda apresenta dificuldades de aquilatar e avaliar a extensão dos efeitos do bullying e da violência no espaço escolar, como dificuldades de criar ações específicas para orquestrar as situações de conflitos vivenciados pelos estudantes de forma benéfica e construtiva, além do não reconhecimento dessas práticas agressivas como um comportamento cruel ao desenvolvimento psíquico dos estudantes. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação dos sentimentos, dos princípios éticos (valores) e para a paz, como um conteúdo a transversalizar o currículo. Esses princípios educacionais favorecem o reconhecimento, a desnaturalização, a valorização e o enfrentamento das práticas da violência e do bullying no ambiente escolar, despertando uma educação comprometida com a vida, problematizadora, humanizada e humanizadora.

Biografia do Autor

Neura Cézar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Neura Cézar – UFRS. Doutora em Psicologia Social – UFRGS.

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

Cézar, N. (2019). Educação dos sentimentos e cultura da paz nas escolas: um projeto a ser construído. Saberes Interdisciplinares, 12(24), 48–67. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i24.362