O ensino de bioética na educação profissional técnica de nível médio na enfermagem: contribuições para o planejamento do ensino
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v12i24.363Palavras-chave:
Ensino de bioética, Educação profissional, Ensino em EnfermagemResumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de conteúdos de bioética na educação profissional técnica de nível médio na Enfermagem. Como objetivos, o estudo buscou: identificar a abordagem dos conteúdos de bioética nos currículos dos cursos da educação profissional técnica de nível médio na enfermagem; analisar como são planejadas as ações pedagógicas no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de bioética nos cursos da educação profissional técnica de nível médio na enfermagem; e discutir as implicações do estudo em tela para otimizar a incorporação dos conhecimentos de bioética nesse nível de formação em Enfermagem. Trata-se de pesquisa documental, do tipo exploratória, com abordagem da vertente epistemológica de estudo qualitativa. O estudo ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus São João del – Rei, que oferta anualmente o curso Técnico em Enfermagem desde 2010. Os dados produzidos pelo estudo em tela foram provenientes da consulta de diários, súmulas, atas de reunião, programas de disciplinas, planos de aula, projeto político pedagógico de curso, matrizes e outros documentos administrativos e pedagógicos que o curso dispunha. Devido à realidade conhecida pelos resultados e considerando as questões levantadas para o desenvolvimento do estudo, admite-se que os estudantes da área de Enfermagem, especialmente, os de ensino técnico profissionalizante de nível médio, necessitam ter uma formação implicada com a Bioética, pois constituirão a categoria profissional que há de se deparar no seu fazer no campo da saúde com distintos e diversos conflitos morais.
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