Elaboração de matriz modular integrada como proposta de ensino para o curso de fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberes%20interdisciplinares.v14i27.368Palavras-chave:
Currículo modular, Fisioterapia, Projeto pedagógicoResumo
As matrizes curriculares modernas, vêm buscando quebrar paradigmas no sentido de integrar conteúdos, como também em posicionar o aluno como elemento “ativo” no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos gerais foram pesquisar sobre currículos modulares e propor uma matriz curricular modular integrada para o curso de fisioterapia, na prática dos conhecimentos teóricos e no delineamento do perfil do aluno egresso. Especificamente objetiva-se: identificar os conteúdos teóricos integrados, adotar as metodologias ativas como referencial teórico e analisar de que forma a proposta de uma matriz curricular modular integrada pode contribuir para o perfil do fisioterapeuta. A metodologia utilizada baseou-se no levantamento bibliográfico com Revisão Integrativa da literatura, por meio de abordagem qualitativa com ênfase na prática baseada em evidência, onde quatorze artigos foram analisados e divididos em categorias, de acordo com seus conteúdos. Assim, concluiu-se que os currículos modularizados podem promover impactos significativos e relevantes nos Cursos de Graduação da área de saúde, e se faz necessária a mudança na relação ensino-aprendizagem especialmente para cursos de Fisioterapia.
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