SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luana Vanessa Daniel Secretaria de Educação de Minas Gerais
  • Fernanda do Amaral Luna Secretaria de Educação de Minas Gerais
  • Daiane Dulcileia Moraes de `Paula Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberes%20interdisciplinares.v14i27.385

Resumo

Um dos principais desafios para o professor de Química da educação básica é apresentar o conteúdo didático de modo que os alunos possam assimilá-lo satisfatoriamente. Conforme a realidade nos tem demonstrado, o ensino desta disciplina tem contribuído substancialmente para elevar a taxa de retenção escolar, pois parcela considerável do corpo discente apresenta grande dificuldade para apreender o conteúdo ministrado. Não raro, muitos estudantes acreditam que não possuem capacidades cognitivas para assimilar a matéria, dificultando assim, por antecipação, o processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho apresenta algumas sugestões de intervenções pedagógicas para trabalhar o conteúdo didático de Química na educação básica. Nossas propostas consistem em incorporar jogos lúdicos e os conhecimentos da Química Forense ao cotidiano de sala de aula. Consideramos que o conteúdo de Química – trabalhado de maneira dinâmica, utilizando materiais didáticos concretos e aproximado à realidade – possibilitará uma melhor aprendizagem por parte dos alunos.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Ladeira, F. F., Daniel, L. V., Luna, F. do A., & `Paula, D. D. M. de. (2021). SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Saberes Interdisciplinares, 14(27), 102–112. https://doi.org/10.2021/saberes interdisciplinares.v14i27.385