SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberes%20interdisciplinares.v14i27.385Resumo
Um dos principais desafios para o professor de Química da educação básica é apresentar o conteúdo didático de modo que os alunos possam assimilá-lo satisfatoriamente. Conforme a realidade nos tem demonstrado, o ensino desta disciplina tem contribuído substancialmente para elevar a taxa de retenção escolar, pois parcela considerável do corpo discente apresenta grande dificuldade para apreender o conteúdo ministrado. Não raro, muitos estudantes acreditam que não possuem capacidades cognitivas para assimilar a matéria, dificultando assim, por antecipação, o processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, este trabalho apresenta algumas sugestões de intervenções pedagógicas para trabalhar o conteúdo didático de Química na educação básica. Nossas propostas consistem em incorporar jogos lúdicos e os conhecimentos da Química Forense ao cotidiano de sala de aula. Consideramos que o conteúdo de Química – trabalhado de maneira dinâmica, utilizando materiais didáticos concretos e aproximado à realidade – possibilitará uma melhor aprendizagem por parte dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.