A educação integral no contexto das políticas educacionais propostas pelo governo Michel Temer

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Nucia Aparecida dos Santos UEMG

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v13i26.389

Palavras-chave:

Educação Integral, reformas educacionais, aluno

Resumo

Quando se debate sobre as medidas que podem ser tomadas para que o Brasil tenha um melhor sistema educacional, a temática “Educação Integral” surge como uma das propostas mais citadas pelos especialistas na área educacional. No entanto, boa parte das ações governamentais relacionadas à Educação Integral focam apenas em aspectos quantitativos, limitando-se à permanência dos alunos por um longo período nas escolas, não levando em considerações o pleno desenvolvimento do discente. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a situação da Educação Integral diante das reformas educacionais propostas pelo governo interino de Michel Temer. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre as diferentes concepções de Educação Integral, apresentamos alguns exemplos de práticas educativas e analisamos como as mudanças educacionais do governo Temer podem afetar o sistema educacional brasileiro, de maneira geral, e a Educação Integral, em particular.

Biografia do Autor

Nucia Aparecida dos Santos, UEMG

Graduada em Pedagodia pela UEMG 

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Ladeira, F. F., & Santos, N. A. dos. (2021). A educação integral no contexto das políticas educacionais propostas pelo governo Michel Temer. Saberes Interdisciplinares, 13(26), 26–36. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v13i26.389