O QUE PODEM O JOGO E O TEATRO OUTORGAR À NEUROPSICOPEDAGOGIA?

Autores

  • Rodrigo Peixoto Barbara Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia, Jogo, Teatro

Resumo

O Jogo e o Teatro são ações que vem sendo desenvolvidas pelo homem desde o seu surgimento.  Jogar e teatralizar compõem o repertório das expressões humanas que são carregadas de sentido. Não possuem apenas caráter de divertimento, mas também de aprendizado, de troca de saberes, de interações e, por isso, podem ser empregados para diversas finalidades. Por intermédio do jogo, do teatro, do jogo teatral, em uma abordagem neuropsicopedagógica, que é o que se objetiva com essa proposta investigativa, o educando/paciente pode experimentar de forma criativa e divertida as diversas formas de aprendizado. Pode, também, evidenciar ao neuropsicopedagogo suas dificuldades, dando a este profissional, a possibilidade de influir de forma mais eficiente no caso. Com isso, o estudo vem apresentar o que podem o jogo e o teatro outorgar à neuropsicopedagogia.

Biografia do Autor

Rodrigo Peixoto Barbara, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. PERFORMATOR licenciado em Artes Cênicas pela UFG e Pedagogo com especialização em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade Dom Alberto/RS. No campo cênico experiência e desenvolve estudos com ênfase no triálogo: interpretação, dança (expressão corporal/Somato-psicopedagogia) e arte-teatro-educação. No âmbito educacional vivencia e dialoga com o pensamento de Paulo Freire e Jorge Larrosa. É pesquisador das Performances Culturais: cênicas, literárias e filosóficas, sendo um experimentATOR das Poesias Transgressoras de Manoel de Barros, aventureiro do e no pensamento nietzschiano acerca do Trágico, afim dos Platôs de Gilles Deleuze e Félix Guattari e da Crueldade e do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. Enfim, adepto e propulsor dos pensamentos que afirmam e confirmam a vida como potência de integração, alegria, arte, criação e, consequentemente, de conhecimento libertário.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Barbara, R. P. (2024). O QUE PODEM O JOGO E O TEATRO OUTORGAR À NEUROPSICOPEDAGOGIA?. Saberes Interdisciplinares, 16(29), 171–181. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/SaberesInterdisciplinares/article/view/397