O mundo muçulmano na grande mídia brasileira: uma análise sobre os discursos geopolíticos presentes na Rede Globo e na Revista Veja
Resumo
O atentado de 11 de setembro gerou, entre outras consequências, uma campanha midiática global contra a civilização muçulmana. Não obstante, os estereótipos negativos sobre o islã e seus seguidores encontraram um campo fértil para a sua propagação nos noticiários internacionais da grande mídia brasileira. Levando-se em consideração que a mídia tem desempenhado o papel de influente ator no atual contexto das relações internacionais, este artigo busca analisar a cobertura do Jornal Nacional sobre o 11 de setembro e o discurso sobre o mundo muçulmano presente em uma edição especial da Revista Veja. Constatamos que os fatos do nosso tempo e suas narrativas pelos grandes meios de comunicação podem influenciar na formação de uma visão parcial dos acontecimentos, a partir de aspectos mínimos como a escolha lexical, sob cujo viés o fato deve ser entendido
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.