Gestão flexível do currículo

a real dimensão da diferenciação curricular

Autores

  • Cristiana Soveral Paszkiewicz

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.44

Palavras-chave:

Currículo, Diferenciação curricular, Flexibilidade curricular

Resumo

Ao recente fenómeno de massificação escolar e consequente diversidade de estudantes e contextos educativos com que a escola hoje se confronta cabe parte da responsabilidade pelo elevado grau de frustração de professores e alunos. Isto reflecte-se quer no elevado número de precoce abandono escolar quer no generalizado insucesso. O problema saiu do âmbito restrito escolar e vem surgindo como uma preocupação da comunidade em geral, com consequências no discurso político. Entendido como um conteúdo unificado e direccionado para toda a população escolar, o currículo foi, pouco a pouco, introduzindo no seu conceito a ideia de diferenciação curricular, como estratégia a adoptar. Contudo, apesar do termo ter entrado, com facilidade, no discurso educativo, nem sempre ele é usado, por todos, no mesmo sentido. Urge uma análise conceptual do termo, clarificando os diversos entendimentos que ainda tem na retórica educativa, por vezes com um sentido muito redutor e até perverso.

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Paszkiewicz, C. S. (2017). Gestão flexível do currículo: a real dimensão da diferenciação curricular. Saberes Interdisciplinares, 1(1), 47–74. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.44