Aprendizagem em pequenos grupos adaptado ao ensino remoto na medicina

Autores

  • Kaio Gomes de Freitas Instituto Metropolitano de Ensino Superior
  • Maria Gabriela Elias D’Assumpção Instituto Metropolitano de Ensino Superior
  • Millena Kellen Sousa Carvalho Instituto Metropolitano de Ensino Superior
  • Pedro de Abreu Viana Instituto Metropolitano de Ensino Superior
  • Iara Giovana Souza Silva Instituto Metropolitano de Ensino Superior
  • Jaqueline Melo Soares
  • Melissa Araújo Ulhôa Instituto Metropolitano de Ensino Superior

Palavras-chave:

Pandemia. Educação online. Aprendizagem ativa. Educação médica.

Resumo

O isolamento social durante a pandemia ocasionada pelo Sars-CoV-2 alterou o processo de ensino-aprendizagem e promoveu a transição do modelo presencial para o ensino remoto. Assim, o modelo de metodologia de ensino-aprendizagem ativa, adotado pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), que utiliza o método de Aprendizagem em Pequenos Grupos (APG) precisou migrar para o Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR). A adoção do ensino síncrono pela Instituição manteve as atividades acadêmicas, por meio da APG, sendo complementado com atividades assíncronas, como: fóruns de discussão, resenhas e disponibilização de artigos científicos. A criação do REAR permitiu a continuidade do processo de ensino-aprendizado por meio da APG e outras atividades assíncronas durante a pandemia por Sars-CoV-2, minimizando prejuízos no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-10-14

Como Citar

de Freitas, K. G., D’Assumpção, M. G. E., Carvalho, M. K. S., Viana, P. de A., Silva, I. G. S., Soares, J. M., & Ulhôa, M. A. (2023). Aprendizagem em pequenos grupos adaptado ao ensino remoto na medicina. Saberes Interdisciplinares, 15(28), 38–44. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/SaberesInterdisciplinares/article/view/458