A epistemologia da educação tradicional na visão de Lois Gabriel Ambroise de Bonald (1754-1840)
alguns aspectos essenciais para o ensino geral atual
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.60Palavras-chave:
tradicionalismoResumo
Este artigo trata da epistemologia da ciência da educação tradicional na visão de Bonald. Postula a educação que se baseia na luz divina revelada no princípio da vida humana e transmitida pela sociedade na história. A educação dá-se pela linguagem oral e escrita na sociedade. Perante os novos ideais propostos pela Revolução Francesa, o tradicionalismo surge como um sistema filosófico que visa salvaguardar a cultura milenar européia. O século XIX foi fecundo para o surgimento das ciências em decorrência do Iluminismo do século anterior. A essência dessa linha de pensamento pode ser formulada assim: é necessária uma revelação para que o homem possa chegar ao conhecimento das verdades fundamentais de ordem metafísica, moral e social. A transmissão (“traditio”) dessas verdades é vital à sociedade humana.
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