A epistemologia da educação tradicional na visão de Lois Gabriel Ambroise de Bonald (1754-1840)

alguns aspectos essenciais para o ensino geral atual

Autores

  • Silvio Firmo Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.60

Palavras-chave:

tradicionalismo

Resumo

Este artigo trata da epistemologia da ciência da educação tradicional na visão de Bonald. Postula a educação que se baseia na luz divina revelada no princípio da vida humana e transmitida pela sociedade na história. A educação dá-se pela linguagem oral e escrita na sociedade. Perante os novos ideais propostos pela Revolução Francesa, o tradicionalismo surge como um sistema filosófico que visa salvaguardar a cultura milenar européia. O século XIX foi fecundo para o surgimento das ciências em decorrência do Iluminismo do século anterior. A essência dessa linha de pensamento pode ser formulada assim: é necessária uma revelação para que o homem possa chegar ao conhecimento das verdades fundamentais de ordem metafísica, moral e social. A transmissão (“traditio”) dessas verdades é vital à sociedade humana.

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Nascimento, S. F. (2017). A epistemologia da educação tradicional na visão de Lois Gabriel Ambroise de Bonald (1754-1840): alguns aspectos essenciais para o ensino geral atual. Saberes Interdisciplinares, 1(1), 75–99. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.60