Educação Física: evoluções contextual e pedagógica que contribuíram para o processo escolar da inclusão social em casos de atipicidade infantil

Autores

  • Adilson Luiz dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.61

Palavras-chave:

Educação Física, escola

Resumo

O presente artigo trata da evolução que envolveu a disciplina Educação Física ao longo do processo pedagógico da escola, frente às questões sociais e políticas e às razões apresentadas pelas classes dominantes de épocas difíceis, em que o ensino atendia a anseios externos aos verdadeiros interesses do aprendiz, servindo como suporte político e social, em busca de soberania patriarcal. Neste contexto, o ensino da educação física baseou-se em práticas higienistas e militaristas, desvinculado ao seu verdadeiro objetivo – o ensino de corpo integral, em que corpo e mente atuam como unidade funcional e inseparável. Nos dias atuais, após o seu reconhecimento como disciplina obrigatória e importante no processo pedagógico, o seu ensino pode e deve ser visto como uma poderosa ferramenta de inclusão social e de qualidade de vida.

Publicado

2017-11-27

Como Citar

Santos, A. L. dos. (2017). Educação Física: evoluções contextual e pedagógica que contribuíram para o processo escolar da inclusão social em casos de atipicidade infantil. Saberes Interdisciplinares, 1(1), 101–118. https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.61