Educação Física: evoluções contextual e pedagógica que contribuíram para o processo escolar da inclusão social em casos de atipicidade infantil
DOI:
https://doi.org/10.2021/saberesinterdisciplinares.v1i1.61Palavras-chave:
Educação Física, escolaResumo
O presente artigo trata da evolução que envolveu a disciplina Educação Física ao longo do processo pedagógico da escola, frente às questões sociais e políticas e às razões apresentadas pelas classes dominantes de épocas difíceis, em que o ensino atendia a anseios externos aos verdadeiros interesses do aprendiz, servindo como suporte político e social, em busca de soberania patriarcal. Neste contexto, o ensino da educação física baseou-se em práticas higienistas e militaristas, desvinculado ao seu verdadeiro objetivo – o ensino de corpo integral, em que corpo e mente atuam como unidade funcional e inseparável. Nos dias atuais, após o seu reconhecimento como disciplina obrigatória e importante no processo pedagógico, o seu ensino pode e deve ser visto como uma poderosa ferramenta de inclusão social e de qualidade de vida.
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