Contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL nos Cursos de Graduação em Engenharia

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem Baseada em Projeto, Meio Ambiente, sequência didática, socioambiental

Resumo

As intervenções que objetivam a melhoria da qualidade do ensino são demandas constantes e requerem esforços por parte da comunidade acadêmica, que precisa desenvolver métodos de ensino inovadores. E garantir alternativas para que o corpo discente possa se desenvolver de forma plena e promover melhorias nos serviços e produtos disponíveis para a sociedade. Neste contexto, são apresentados uma análise descritiva da metodologia de aprendizagem baseada em projeto (PBL - project based learning), considerando a temática meio ambiente e educação ambiental para o ensino em cursos de graduação em Engenharia. Com esta análise pode-se inferir que as alternativas aqui listadas envolveram ações educativas, colocando o aluno no centro do processo. Com incentivo ao pensamento crítico, promovendo uma aprendizagem significativa, habilidades, a rotina do trabalho corporativo e a disseminação do conhecimento através da discussão do tema. Além disso, verificou-se que as abordagens envolvendo, a educação ambiental aqui analisadas, se mostraram eficientes e promissoras com possibilidades de desdobramentos e aplicações.

Biografia do Autor

Bastos, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1995) e graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1995). Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação - RJ - disciplina matemática - e engenheiro civil da Prefeitura Municipal de Rio Claro - RJ, ocupando o cargo de Secretário de planejamento urbano, obras e serviços públicos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projetos, orçamentos e acompanhamento de obras civis.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

André é Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Na graduação leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Design. Na pós-graduação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

Downloads

Publicado

2023-10-14

Como Citar

de Oliveira Bastos, R., & Barbosa Vargas, A. (2023). Contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL nos Cursos de Graduação em Engenharia. Saberes Interdisciplinares, 15(28), 138–147. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/SaberesInterdisciplinares/article/view/701