Contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL nos Cursos de Graduação em Engenharia
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem Baseada em Projeto, Meio Ambiente, sequência didática, socioambientalResumo
As intervenções que objetivam a melhoria da qualidade do ensino são demandas constantes e requerem esforços por parte da comunidade acadêmica, que precisa desenvolver métodos de ensino inovadores. E garantir alternativas para que o corpo discente possa se desenvolver de forma plena e promover melhorias nos serviços e produtos disponíveis para a sociedade. Neste contexto, são apresentados uma análise descritiva da metodologia de aprendizagem baseada em projeto (PBL - project based learning), considerando a temática meio ambiente e educação ambiental para o ensino em cursos de graduação em Engenharia. Com esta análise pode-se inferir que as alternativas aqui listadas envolveram ações educativas, colocando o aluno no centro do processo. Com incentivo ao pensamento crítico, promovendo uma aprendizagem significativa, habilidades, a rotina do trabalho corporativo e a disseminação do conhecimento através da discussão do tema. Além disso, verificou-se que as abordagens envolvendo, a educação ambiental aqui analisadas, se mostraram eficientes e promissoras com possibilidades de desdobramentos e aplicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Saberes Interdisciplinares, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.