O Ensino da Educação da Dor: Uma Análise desta Abordagem em Cursos de Graduação em Fisioterapia no Estado do Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Educação da dor, Lombalgia, Ensino da dor

Resumo

A dor é definida com uma noção sensitiva e emocional insociável, relacionada à uma lesão tecidual; sendo considerado o quinto sinal vital que o profissional da área da saúde irá avaliar, principalmente para o fisioterapeuta, que atua diretamente no manejo da dor. Para que o profissional possa realizar uma avaliação da dor de forma mais precisa, o mesmo necessita do conhecimento sobre a dor. Foi observado ao longo dos anos um déficit no conhecimento da dor e consequentemente no tratamento, esse déficit ocorre devido a uma ausência de disciplina específica sobre a dor no curso de graduação. Foi realizado uma revisão de literatura utilizando as bases de dados eletrônicas Google Acadêmico e SciELO, com as seguintes palavras-chave: educação da dor, lombalgia, educação da dor e lombalgia, educação da dor em acadêmicos. Foram encontradas 14.742 publicações, destas, após a avaliação, leitura do título e do resumo 30 foram selecionados. Foi realizada uma pesquisa nas ementas curriculares do curso de graduação em fisioterapia, para investigar sobre uma disciplina específica sobre a dor. Após o processo de leitura e pesquisa, foi observado uma deficiência no ensino da dor pelas Instituições de Ensino Superior, na sua maioria os estudos indicam que existe uma necessidade no ensino da dor tanto para os acadêmicos-profissionais, como para os pacientes.

Biografia do Autor

Glauce Batista de Souza Silva, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, especialista em Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde. Possui experiência nas áreas de traumato ortopedia, pediatria e acupuntura. Docente na Universidade Estácio de Sá Unidade Angra dos Reis e Volta Redonda. Fisioterapeuta do Trabalho na empresa PDH Saúde Corporativa.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

André é Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Na graduação leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Design. Na pós-graduação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

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Publicado

2023-10-14

Como Citar

Batista de Souza Silva, G., & Barbosa Vargas, A. (2023). O Ensino da Educação da Dor: Uma Análise desta Abordagem em Cursos de Graduação em Fisioterapia no Estado do Rio de Janeiro. Saberes Interdisciplinares, 15(28), 128–137. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/SaberesInterdisciplinares/article/view/702