O Ensino da Educação da Dor: Uma Análise desta Abordagem em Cursos de Graduação em Fisioterapia no Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Educação da dor, Lombalgia, Ensino da dorResumo
A dor é definida com uma noção sensitiva e emocional insociável, relacionada à uma lesão tecidual; sendo considerado o quinto sinal vital que o profissional da área da saúde irá avaliar, principalmente para o fisioterapeuta, que atua diretamente no manejo da dor. Para que o profissional possa realizar uma avaliação da dor de forma mais precisa, o mesmo necessita do conhecimento sobre a dor. Foi observado ao longo dos anos um déficit no conhecimento da dor e consequentemente no tratamento, esse déficit ocorre devido a uma ausência de disciplina específica sobre a dor no curso de graduação. Foi realizado uma revisão de literatura utilizando as bases de dados eletrônicas Google Acadêmico e SciELO, com as seguintes palavras-chave: educação da dor, lombalgia, educação da dor e lombalgia, educação da dor em acadêmicos. Foram encontradas 14.742 publicações, destas, após a avaliação, leitura do título e do resumo 30 foram selecionados. Foi realizada uma pesquisa nas ementas curriculares do curso de graduação em fisioterapia, para investigar sobre uma disciplina específica sobre a dor. Após o processo de leitura e pesquisa, foi observado uma deficiência no ensino da dor pelas Instituições de Ensino Superior, na sua maioria os estudos indicam que existe uma necessidade no ensino da dor tanto para os acadêmicos-profissionais, como para os pacientes.
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