Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Modalidades das publicações

A Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios é um periódico científico semestral, destinado à publicação de trabalhos inéditos, de áreas de educação e saúde, nas formas de artigos científicos, resenhas e notícias.

Serão aceitos trabalhos relativos às áreas de educação e saúde, escritos de forma tecnicamente aceitável no uso da linguagem científica, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

 

Avaliação dos trabalhos

Todos os trabalhos encaminhados à Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios serão submetidos à aprovação de dois pareceristas ad hoc, que poderão sugerir aos autores eventuais modificações no texto.

 

Normas para Publicação

Os trabalhos submetidos à Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios devem obedecer à estrutura convencional de trabalhos nas formas de artigos científicos ou resenhas críticas, de acordo com a NBR-6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as normas específicas da Revista. Serão aceitas também notícias relevantes para a a´rea como a realização de congressos, semanas de estudo, cursos, seminários, colóquios, defesa de tese etc.

A seguir, são apresentadas as normas para apresentação dos trabalhos científicos e notícias a serem submetidas à Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios.

 

Estrutura para Artigos Científicos:

  • O artigo deverá ser submetido pela plataforma da Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafioscom texto digitado no programa Word for Windows, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5, entre 10 e 20 páginas, no formato A4.
  • Título do artigo – centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo do trabalho.
  • Nome do autor – seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado, com endereço eletrônico.
  • Resumo (NBR-10520) – apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, localizado antes do texto, na língua original, e em inglês, ao final do texto (Abstract), limitando-se a 250 palavras (mais ou menos dez linhas), com apenas um parágrafo.
  • Palavras-chave – seleção de três a cinco palavras ou expressões que indiquem o conteúdo do trabalho (também em inglês (keywords).
  • Introdução – deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho, preferencialmente relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentando, de forma sucinta, a situação em que se encontra o problema
  • Numeração progressiva (NBR-6024) – os títulos das divisões e subdivisões dos artigos devem ser precedidos de numeração progressiva: 1, 1.1; 2, 2.1 e assim por diante.
  • Citações (NBR-10520) – as citações formais (transcrição) curtas devem vir inseridas no texto, entre citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuado, em espaço 1. A indicação da referência (fonte) de onde foi retirada a citação deve constar de sobrenome do autor, data e página(s). Exemplo (SOUZA, 2006, p. 41-45). A indicação bibliográfica completa deverá constar das referências ao final do trabalho.
  • Siglas e abreviações  deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.
  • Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocadas ao final no rodapé.
  • Referências (NBR-6023) – devem estar imediatamente após o texto, em ordem alfabética, contendo as referências completas das obras citadas no trabalho.

 

Estrutura para Resenhas Críticas:

  • A resenha crítica deverá ser submetida pela plataforma da Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafioscom texto digitado no programa Word for Windows, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5; entre 3 e 7 páginas, no formato A4.
  • Título da resenha – centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo da matéria.
  • Nome do autor – seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado, com endereço eletrônico.
  • Referência da resenha: a referência da resenha deve ser apresentada seguindo a norma da ABNT (NBR-6023)  apropriada ao tipo de obra resenhada.
  • Corpo da Resenha - no texto da resenha poderão constar dados bibliográficos do autor da obra resenhada, seguido de resumo ou síntese do conteúdo da obra e, posteriormente, a avaliação crítica do resenhista.
  • Siglas e abreviações  deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.
  • Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocadas como notas de rodapé.

 

Estrutura para notícias:

  • A notícia deve ser elaborada de forma completa,contendo a data do evento, objetivo, nome completo, público alvo, telefone , email dos organizadores ou a página do evento. O texto deve ser digitado no programa Word for Windows, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5 em até duas páginas, no formato A4.

Artigo

Avaliação dos trabalhos: todos os trabalhos encaminhados à Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios serão submetidos à aprovação de dois pareceristas ad hoc, que poderão sugerir aos autores eventuais modificações no texto.

Direitos autorais: os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Educação e Saúde: fundamentos e desafios, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.

Encaminhamento dos artigos: o artigo deverá ser submetido pela plataforma da Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafioscom texto digitado no programa Word for Windows, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5 não ultrapassando a 15 páginas, no formato A4.

 Estrutura: os artigos devem obedecer à estrutura convencional do artigo científico, de acordo com a NBR-6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as seguintes normas:

  • Título do artigo – centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo do artigo.
  • Nome do autor – seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado, com endereço eletrônico.
  • Resumo (NBR-10520) – apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, localizado antes do texto, na língua original, e em inglês, ao final do texto (Abstract), limitando-se a 250 palavras (mais ou menos dez linhas), com apenas um parágrafo.
  • Palavras-chave – seleção de palavras e expressões que indiquem o conteúdo do trabalho (também em inglês (keywords), recomendando-se o mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave).
  • Introdução – deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho, preferencialmente relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentando, de forma sucinta, a situação em que se encontra o problema.
  • Numeração progressiva (NBR-6024) – os títulos das divisões e subdivisões dos artigos devem ser precedidos de numeração progressiva: 1, 1.1; 2, 2.1 e assim por diante.
  • Citações (NBR-10520) – as citações formais (transcrição) curtas devem vir inseridas no texto, entre Citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuado, em espaço 1. A indicação da referência (fonte) de onde foi retirada a citação deve constar de sobrenome do autor, data e página(s). Exemplo (SOUZA, 2006, p. 41-45). A indicação bibliográfica completa deverá constar das referências ao final do trabalho.
  • Siglas e abreviações  deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.
  • Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocadas ao final do texto.
  • Referências (NBR-6023) – devem estar imediatamente após o texto, em ordem alfabética, contendo as referências completas das obras citadas no Exemplo:

Artigo consultado de periódico

BARROS, A. T. Cenário internacional e o discurso da Folha de São Paulo sobre a privatização no Brasil. Tuiuti: ciência ecultura, Curitiba: s.n, v. 5, n. 1, p. 24-32, mar. 1996.

Livro

habermas, J. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

Artigo retirado de jornais

COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar.1985. Caderno B, p. 6.

Resenha

Avaliação dos trabalhos: todos os trabalhos encaminhados à Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios serão submetidos à aprovação de dois pareceristas ad hoc, que poderão sugerir aos autores eventuais modificações no texto.

Direitos autorais: os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedades da Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.

Encaminhamento das resenhas: a resenha deverá ser submetida pela plataforma da Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafioscom texto digitado no programa Word for Windows, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,5 aproximadamente 3 páginas, no formato A4.

Definição: A resenha exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente. Observa-se, em geral, que a resenha não se trata de um texto longo mas sim de uma análise condensada, como normalmente feito nos cursos superiores.

A resenha pode ser escrita de duas maneiras:

  1. Resenha-resumo: que é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.
  2. Resenha-crítica: que é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

Estrutura: os ensaios devem obedecer à estrutura convencional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo seu texto composto por Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, observando-se as seguintes normas:

  • Título da resenha  centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo da matéria.
  • Nome do autor – seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado, com endereço eletrônico.
  • Referência da resenha: a referência da resenha deve ser apresentada seguindo a norma da ABNT (NBR-6023)  apropriada ao tipo de obra resenhada.
  • Corpo da Resenha - no texto da resenha poderá constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada, seguido de um resumo ou síntese do conteúdo da obra, e posteriormente a avaliação crítica do resenhista.

Siglas e abreviações  deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.

Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocadas como notas de rodapé.

Notícia

Incluir política

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.