A educação em saúde enquanto prática transformadora da realidade social

Autores

  • Naiara Sperandio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Natália Elvira Sperandio Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Empoderamento social

Resumo

Quando pensamos em educação e saúde, logo nos vêm à mente: qual o melhor tipo de prática pedagógica a ser utilizado no contexto da saúde? De que forma os profissionais da saúde, envolvidos nesse processo, devem atuar com a finalidade de desenvolver práticas que possibilitem aos indivíduos, de uma determinada comunidade, não apenas compreender aquilo que os afeta, mas que saibam atuar de forma crítica, autônoma, empoderada, nas situações de conflito? Diante desses questionamentos, o presente artigo tem como propósito promover, de forma sucinta, um debate teórico em torno do papel preponderante que o contexto educacional possui no contexto da saúde. Isto é, temos como propósito descrever, sumariamente, as bases teóricas pedagógicas envolvidas com o processo de educação em saúde, assim como a importância da educação permanente para atuação do profissional nos diferentes campos de atuação dos serviços de saúde. Como resultado, observamos que a educação permanente em saúde possui relevância na qualificação dos profissionais para que os mesmos possam desempenhar papeis de promotores da saúde dentro de uma perspectiva holística e humanizada.

Biografia do Autor

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Naiara Sperandio. Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, atua como professora de nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Natália Elvira Sperandio, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Natália Elvira Sperandio. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerias. Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Sperandio, N., & Sperandio, N. E. (2018). A educação em saúde enquanto prática transformadora da realidade social. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 7–14. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/211