A educação em saúde enquanto prática transformadora da realidade social
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Empoderamento socialResumo
Quando pensamos em educação e saúde, logo nos vêm à mente: qual o melhor tipo de prática pedagógica a ser utilizado no contexto da saúde? De que forma os profissionais da saúde, envolvidos nesse processo, devem atuar com a finalidade de desenvolver práticas que possibilitem aos indivíduos, de uma determinada comunidade, não apenas compreender aquilo que os afeta, mas que saibam atuar de forma crítica, autônoma, empoderada, nas situações de conflito? Diante desses questionamentos, o presente artigo tem como propósito promover, de forma sucinta, um debate teórico em torno do papel preponderante que o contexto educacional possui no contexto da saúde. Isto é, temos como propósito descrever, sumariamente, as bases teóricas pedagógicas envolvidas com o processo de educação em saúde, assim como a importância da educação permanente para atuação do profissional nos diferentes campos de atuação dos serviços de saúde. Como resultado, observamos que a educação permanente em saúde possui relevância na qualificação dos profissionais para que os mesmos possam desempenhar papeis de promotores da saúde dentro de uma perspectiva holística e humanizada.