A preservação do direito à informação na relação médico-paciente

estratégia pedagógica na educação em saúde

Autores

  • Viviane Rodrigues de Melo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
  • Fábio da Silva Veiga Universidad Europea de Madrid

Palavras-chave:

Direito à informação, Relação médico-paciente, Educação em saúde

Resumo

Um dos desafios detectados na educação em saúde é a judicialização da Medicina como realidade concreta no Brasil, contexto social que contribui para a dificuldade dos futuros médicos em enfrentar situações que reverberam no mundo jurídico. A preservação do direito à informação na relação médico-paciente é apontada como um caminho razoável para a prevenção de conflitos na prestação dos serviços de saúde, como um direito público subjetivo.

Biografia do Autor

Viviane Rodrigues de Melo, Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Vivianne Rodrigues de Melo. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. 

Fábio da Silva Veiga, Universidad Europea de Madrid

Fábio da Silva Veiga. Doutor em Direito Empresarial pela Universidade de Vigo, Espanha, com distinção de Prêmio Extraordinário de Tese de Doutorado. Professor no Máster em Abogacía da Universidad Europea de Madrid. Pesquisador da CAPES no exterior.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Melo, V. R. de, & Veiga, F. da S. (2018). A preservação do direito à informação na relação médico-paciente: estratégia pedagógica na educação em saúde. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 15–32. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/212