Arte e movimento expressivo

possibilidades de estimular a inteligência emocional da criança e superar algumas dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Lucia Helena P. Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Jaqueline M. M. Madeira Universidade de Oviedo
  • Angel M. Fidalgo Universidade de Oviedo

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem, Educação emocional, Movimento expressivo, Arte

Resumo

Este artigo define a educação emocional e analisa suas contribuições para minimizar dificuldades de aprendizagem classificadas de socioemocionais, aquelas em que as dificuldades se apresentam na relação do indivíduo consigo mesmo e/ou com os outros (ALVES, 2013) e que exigem o desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoais (GOLEMAN, 1995). O movimento expressivo e a arte são recursos que as pesquisas desenvolvidas apontam como viáveis para implementar a educação emocional, o que é fundamental para que o indivíduo responda convenientemente às diversas situações existenciais. Através do movimento e das manifestações artísticas, a criança pode expressar dúvidas, construir e reconstruir ideias que povoam seu imaginário, dando-lhes formas, cores, movimentos, brincando com possibilidades, encontrando respostas para suas dúvidas. É um modo de vivenciar, através de formas expressivas que não são verbais, aquilo que percebe ou sente, uma vez que ainda não tem o domínio necessário das palavras e das emoções. A criança é capaz, ainda, de desenvolver habilidades essenciais como autoestima, autoconfiança, empatia, autocontrole, autonomia, criatividade e flexibilidade.

Biografia do Autor

Lucia Helena P. Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Lucia Helena P. Pereira. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Professora aposentada da Universidade Federal de São João del-Rei, onde atuava na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Currículo: http://lattes.cnpq.br /1910006227364616.

Jaqueline M. M. Madeira, Universidade de Oviedo

Jaqueline M. M. Madeira. Doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo, Espanha, especializada em inteligência emocional e pessoas altamente sensíveis.

Angel M. Fidalgo, Universidade de Oviedo

Angel M. Fidalgo. Doutor em Psicologia pela Universidade de Oviedo, Espanha. Professor titular na área de Metodologia das Ciências do Comportamento. Atualmente responsável pela “Analise Multivariado” na Faculdade de Psicologia.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Pereira, L. H. P., Madeira, J. M. M., & Fidalgo, A. M. (2018). Arte e movimento expressivo: possibilidades de estimular a inteligência emocional da criança e superar algumas dificuldades de aprendizagem. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 33–48. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/213