Arte e movimento expressivo
possibilidades de estimular a inteligência emocional da criança e superar algumas dificuldades de aprendizagem
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem, Educação emocional, Movimento expressivo, ArteResumo
Este artigo define a educação emocional e analisa suas contribuições para minimizar dificuldades de aprendizagem classificadas de socioemocionais, aquelas em que as dificuldades se apresentam na relação do indivíduo consigo mesmo e/ou com os outros (ALVES, 2013) e que exigem o desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoais (GOLEMAN, 1995). O movimento expressivo e a arte são recursos que as pesquisas desenvolvidas apontam como viáveis para implementar a educação emocional, o que é fundamental para que o indivíduo responda convenientemente às diversas situações existenciais. Através do movimento e das manifestações artísticas, a criança pode expressar dúvidas, construir e reconstruir ideias que povoam seu imaginário, dando-lhes formas, cores, movimentos, brincando com possibilidades, encontrando respostas para suas dúvidas. É um modo de vivenciar, através de formas expressivas que não são verbais, aquilo que percebe ou sente, uma vez que ainda não tem o domínio necessário das palavras e das emoções. A criança é capaz, ainda, de desenvolver habilidades essenciais como autoestima, autoconfiança, empatia, autocontrole, autonomia, criatividade e flexibilidade.