Comportamento infantil

os limites entre a aceitação e a intolerância do sistema educacional

Autores

  • Heberth Paulo de Souza Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Amanda Dinalli Santos Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Comportamento Infantil, Desenvolvimento, Educação infantil

Resumo

Esta pesquisa visa investigar acerca do comportamento infantil e suas implicações no desenvolvimento e atitudes dos infantes. Preliminarmente, a pesquisa se preocupou em analisar as fases do desenvolvimento infantil e o papel do educador frente ao trabalho com as dificuldades e transtornos dentro do ambiente escolar. As crianças passam por etapas do desenvolvimento nas quais podem ser diagnosticados problemas comportamentais que, se não resolvidas, poderão prejudicar a aprendizagem. O trabalho estabelece parâmetros para que o profissional da Educação se torne mediador no ato de ensinar, compreendendo o tempo e o modo de aprender de cada aluno. O objetivo deste trabalho é evidenciar o comportamento de crianças de 3 a 6 anos de idade, levando em consideração o que a criança traz consigo em termos de conhecimentos de mundo e suas individualidades – que são aspectos que podem influenciar no perfil do comportamento infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica sobre as teorias do desenvolvimento comportamental das crianças e estudo de caso, analisando crianças de uma escola particular entre 3 a 6 anos de idade. Os alunos observados apresentam diagnósticos comprovados de hiperatividade e déficit de atenção, sendo a pesquisa um trabalho científico no auxílio para um cuidado mais eficiente por parte do professor em sala de aula. Através de observação, foram idealizadas algumas intervenções escolares. Vários foram os teóricos que trouxeram conhecimento às diversas áreas que esse assunto contempla. As pesquisas com o objetivo de entender o infante são antigas, porém, alguns desses conhecimentos só passaram a ser realmente reconhecidos recentemente, principalmente, com os estudos relacionados a distúrbios ou transtornos comportamentais.

Biografia do Autor

Heberth Paulo de Souza, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Heberth Paulo de Souza. Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professor do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). 

Amanda Dinalli Santos, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Amanda Dinalli Santos. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Souza, H. P. de, & Santos, A. D. (2018). Comportamento infantil: os limites entre a aceitação e a intolerância do sistema educacional. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 64–72. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/215