Estudo das emoções

uma experiência de metodologia ativa da aprendizagem

Autores

  • José Maurício de Carvalho Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Naiene dos Santos Pimentel Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Talyta Resende de Oliveira Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Paulo de Jesus Chaves Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Psicologia, Projeto integrador, Emoções, Educação

Resumo

Neste artigo apresenta-se um projeto de ensino que trabalhou o tema das emoções na perspectiva da Neuroanatomia, Filosofia, Introdução à saúde coletiva e Fenômenos e processos psicológicos básicos. O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre letivo de 2018 e foi conduzido tendo por base os princípios nucleares da metodologia ativa de aprendizagem. Buscou-se mostrar que o objetivo de trazer os alunos para a condição de protagonistas do processo de ensino aprendizagem é um propósito da didática universitária que espera que o estudante seja não um passivo receptor de conhecimento, mas alguém disposto a explorar o caminho que o leva ao conhecimento. Adicionalmente cuidou-se de mostrar que os assuntos abordados por ciências diferentes integram uma única realidade.

Biografia do Autor

José Maurício de Carvalho, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

José Mauricio de Carvalho. Filósofo e Psicólogo. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Docente do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Naiene dos Santos Pimentel, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Naiene dos Santos Pimentel. Psicóloga. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). 

Talyta Resende de Oliveira, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Talyta Resende de Oliveira. Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Docente do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Paulo de Jesus Chaves, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Paulo de Jesus Chaves. Mestre em Bioengenharia pela Univesidade Federal de São João del-Rei. Docente do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). 

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Carvalho, J. M. de, Pimentel, N. dos S., Oliveira, T. R. de, & Chaves, P. de J. (2018). Estudo das emoções: uma experiência de metodologia ativa da aprendizagem. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 87–95. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/218