Fisioterapia aquática como coadjuvante no tratamento de idosos com doença de Parkinson

Autores

  • Wagner Elias de Melo Moreira
  • Mônica de Sousa Cassimiro
  • Ana Paula Rodrigues Faculdade Futura e da Faculdade Venda Nova do Imigrante

Palavras-chave:

Parkinson, Fisioterapia, Hidroterapia

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar por meio da revisão de literatura, os efeitos da fisioterapia aquática em idosos com doença de Parkinson. Foram realizadas buscas nas bases de dados do Scientific Eletronic Livrary Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na limitação temporal de 2004 a 2016, sendo encontrados 38 artigos. Os Descritores em Ciências da Saúde (DECS), utilizados foram: Parkinson; Hidroterapia e Fisioterapia. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que a fisioterapia aquática é benéfica no tratamento da doença de Parkinson, causando nos indivíduos portadores desta patologia, melhora do equilíbrio, flexibilidade e ganho de força muscular, contribuindo significativamente na qualidade de vida.

Biografia do Autor

Wagner Elias de Melo Moreira

Wagner Elias de Melo Moreira. Fisioterapeuta graduado pela Universidade Presidente Antônio Carlos; Especialista em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Futura; e Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Faculdade Unyleya.

Mônica de Sousa Cassimiro

Mônica de Sousa Cassimiro. Fisioterapeuta graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos; Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Faculdade Unyleya.

Ana Paula Rodrigues, Faculdade Futura e da Faculdade Venda Nova do Imigrante

Ana Paula Rodrigues. Doutora em Educação pela Universidade de La Empresa - UDE/Uruguai; Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Educacional de Caratinga; Educadora Física graduada pela Fundação Educacional de Caratinga. Professora da Faculdade Futura e da Faculdade Venda Nova do Imigrante. Diretora de EaD da Rede Futura de ensino.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Moreira, W. E. de M., Cassimiro, M. de S., & Rodrigues, A. P. (2018). Fisioterapia aquática como coadjuvante no tratamento de idosos com doença de Parkinson. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 96–105. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/219