Glossite migratória benigna

revisão da literatura

Autores

  • Breno Cherfên Peixoto Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Amanda Cristiane do Carmo Guimarães Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Thaiane Araujo Costa
  • Mariana Resende Freire

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Glossite migratória benigna, Etiologia, Sinais e sintomas, Terapêutica

Resumo

São diversos os fatores que interferem no desempenho escolar, dentre os quais podemos destacar patologias bucais como a glossite migratória benigna (GMB). Também conhecida como língua geográfica (LG), ou eritema migratório (EM) é uma lesão que acomete exclusivamente a língua, e é caracterizada por áreas erosivas migratórias, isoladas ou múltiplas, nas regiões do dorso e margens linguais. Este estudo teve por objetivo realizar revisão da literatura para compreender a GMB, investigar sua possível etiologia, conhecer seus sinais, sintomas, aspectos histopatológicos e propor tratamentos para essa condição. Foram analisados artigos científicos, livros, sites da internet que relatavam sobre o tema, principalmente no Scielo e Medline. Foram incluídas 44 referências que mostraram forte relação com o tema em questão. Ao final observou-se que a doença afeta especialmente a língua, principalmente de crianças em idade escolar, e o diagnóstico é realizado por meio da anamnese e do exame clínico. A etiologia da GMB ainda é desconhecida, mas fatores psicossomáticos, imunológicos, infecciosos e nutricionais estão associados. Apesar da literatura não apresentar tratamentos sistêmicos efetivos, vários autores sugerem tratamentos paliativos tópicos com bicarbonato de sódio, corticoides e retinóides, assim como a aplicação do laser de baixa intensidade, que contribui para aliviar a dor localizada e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Biografia do Autor

Breno Cherfên Peixoto, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Breno Cherfên Peixoto. Docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), Mestre em Estomatologia (UFVJM), Doutor em Biopatologia Bucal (UNESP). 

Amanda Cristiane do Carmo Guimarães, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Amanda Cristiane do Carmo Guimarães. Graduanda em Odontologia pelo UNIPTAN.

Thaiane Araujo Costa

Thaiane Araujo Costa. Cirurgiã-dentista.

Mariana Resende Freire

Mariana Resende Freire. Cirurgiã-dentista.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Peixoto, B. C., Guimarães, A. C. do C., Costa, T. A., & Freire, M. R. (2018). Glossite migratória benigna: revisão da literatura. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 106–120. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/220