Ortega y gasset, uma filosofia da educação para um mundo tecnicista

Autores

  • José Maurício de Carvalho Uniptan
  • Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz UFSJ

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Tecnologia, Humanismo, Especialização

Resumo

Neste artigo estudam-se os pontos fundamentais de uma filosofia da educação segundo o
filósofo espanhol José Ortega y Gasset. Mostra-se que, mesmo sem se ocupar especificamente de uma
filosofia para a educação, toda a filosofia orteguiana tem por objetivo educar o homem capacitando-o a
enfrentar os problemas de seu tempo. Para o filósofo espanhol, uma boa educação não pode deixar de
olhar para o futuro e assegurar uma formação ampla do educando. Somente assim é possível superar os
problemas do homem-massa e da crise de cultura que ele identifica no ocidente. Para superar tais
problemas e enfrentar a crise de cultura, ele propõe uma educação ampla e humanista, a única capaz de
preparar o jovem para o futuro. Adicionalmente, se mostra que a proposta de reforma do ensino
secundário no Brasil, recentemente aprovada, segue a tendência e ratifica os aspectos pedagógicos que
o filósofo esperava combater: a tecnologia separada da tradição humanista do ocidente e a especialização
bárbara, entendida como a formação do especialista distanciada da visão ampla da cultura.

Biografia do Autor

José Maurício de Carvalho, Uniptan

José Maurício de Carvalho - Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho, mestre em Filosofia e graduado em Pedagogia, Filosofia e Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Professor aposentado da Universidade Federal de São João Del Rei e professor do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz, UFSJ

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz - Graduado em Filosofia e mestrando em educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, com bolsa da CAPES.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-19

Como Citar

de Carvalho, J. M., & Tomaz, M. S. de C. (2018). Ortega y gasset, uma filosofia da educação para um mundo tecnicista. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(1), 6–21. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/221