O PENSAMENTO EDUCATIVO DE FIDELINO DE FIGUEIREDO

“ENSINO EDUCATIVO” E “ESPÍRITO HISTÓRICO” (1908-1928).

Autores

  • Ernesto Castro Leal Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Fidelino de Figueiredo, Educação., História, Memória.

Resumo

Este artigo pretende analisar o pensamento educativo de Fidelino de Figueiredo durante a primeira fase do seu trabalho intelectual (1908-28). Ele propôs a educação integral e articulou as suas reflexões com base nas ideias de “ensino educativo” e de “espírito histórico”, e foi influenciado por ideias filosóficas, psicológicas e históricas de Herbert Spencer (evolução), Frédéric Queyrat (abstracção), Alfred Fouillée (ideia-força), Émile Boutroux (contingencialismo cultural), Henri Berr (síntese histórica), e Benedetto Croce (espiritualismo, historicismo). Valoriza-se neste artigo a análise da relação entre educação, história e política dentro do seu pensamento, o que é original em relação aos estudos realizados sobre este autor.

Biografia do Autor

Ernesto Castro Leal, Universidade de Lisboa

Ernesto Castro Leal - Professor Associado com Agregação Departamento de História, Faculdade de Letras Universidade de Lisboa – Portugal. 

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Leal, E. C. (2018). O PENSAMENTO EDUCATIVO DE FIDELINO DE FIGUEIREDO: “ENSINO EDUCATIVO” E “ESPÍRITO HISTÓRICO” (1908-1928). Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(1), 34–52. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/223