Visões sobre a educação prisional em são joão del-rei..

Autores

  • Heberth Paulo de Souza Uniptan
  • Lilian Aparecida Ferreira D’Ângelo Uniptan

Palavras-chave:

educação prisional, São João del-Rei, ressocialização, reinserção.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados da pesquisa monográfica sobre a educação prisional na cidade de São João del-Rei. Buscou-se identificar qual é o impacto da implementação de programas educacionais dentro do sistema penitenciário a partir da percepção que os responsáveis pelo sistema têm sobre a importância, os objetivos e a eficácia da educação prisional. A metodologia adotada foi o estudo de caso. E o procedimento para recolher os dados a serem analisados foi através de questionário semiestruturado. Utilizou-se como referenciais teóricos as análises de Michael Foucault sobre o nascimento da prisão e as discussões de Fernando Anjos na sua análise crítica da finalidade da pena na execução penal. Conclui-se que os responsáveis pelo sistema prisional possuem uma visão complexa sobre as possibilidades e limitações da educação prisional assumindo a posição de que é um fator determinante para a ressocialização do apenado e a sua reinserção qualificada na sociedade.

Biografia do Autor

Heberth Paulo de Souza, Uniptan

Heberth Paulo de Souza - Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. Pró-reitor de pesquisa e extensão e docente do UNIPTAN.

Lilian Aparecida Ferreira D’Ângelo, Uniptan

Lilian Aparecida Ferreira D’Ângelo - Graduada em Pedagogia pelo UNIPTAN.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-19

Como Citar

de Souza, H. P., & D’Ângelo, L. A. F. (2018). Visões sobre a educação prisional em são joão del-rei. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(1), 53–84. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/224