Novo olhar sobre a prática de alfabetização e letramento de crianças com autismo
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Palavras-chave:
Autismo, Necessidades Educativas Especiais, Educação Inclusiva, Papel do professor, MediadorResumo
O presente artigo tem como enfoque o estudo do processo de alfabetização e letramento do aluno com necessidades educativas especiais, em destaque para os alunos com autismo. Entendemos que o processo de alfabetização e letramento vai muito além do reconhecimento de símbolos e letras: ele compreende também a interpretação do que está à nossa volta. Compreender a importância da alfabetização e do letramento nos dias de hoje nos leva à reflexão sobre a educação inclusiva, importante aspecto das políticas educativas. Cada sujeito adquire conhecimento de forma distinta, e é importante pensar em que bases se assentam as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na educação inclusiva. Nosso recorte aqui será o aluno com autismo que necessita, assim como os demais alunos, de uma compreensão ampliada acerca de seus limites e potencialidades. Esse estudo aborda como a mediação das aulas pode criar possibilidades para que os alunos autistas não sejam condenados ao isolamento nas escolas. A principal atuação do professor é perceber que o autista tem potencial para aprender, e que cabe a ele a adaptação de sua prática pedagógica para propiciar a inserção do aluno no convívio social e numa educação realmente inclusiva e transformadora.