Novo olhar sobre a prática de alfabetização e letramento de crianças com autismo

Um

Autores

  • Gisele Aparecida Garcia UNIPTAN
  • Talyta Resende de Oliveira UNIPTAN

Palavras-chave:

Autismo, Necessidades Educativas Especiais, Educação Inclusiva, Papel do professor, Mediador

Resumo

O presente artigo tem como enfoque o estudo do processo de alfabetização e letramento do aluno com necessidades educativas especiais, em destaque para os alunos com autismo. Entendemos que o processo de alfabetização e letramento vai muito além do reconhecimento de símbolos e letras: ele compreende também a interpretação do que está à nossa volta. Compreender a importância da alfabetização e do letramento nos dias de hoje nos leva à reflexão sobre a educação inclusiva, importante aspecto das políticas educativas. Cada sujeito adquire conhecimento de forma distinta, e é importante pensar em que bases se assentam as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na educação inclusiva. Nosso recorte aqui será o aluno com autismo que necessita, assim como os demais alunos, de uma compreensão ampliada acerca de seus limites e potencialidades. Esse estudo aborda como a mediação das aulas pode criar possibilidades para que os alunos autistas não sejam condenados ao isolamento nas escolas. A principal atuação do professor é perceber que o autista tem potencial para aprender, e que cabe a ele a adaptação de sua prática pedagógica para propiciar a inserção do aluno no convívio social e numa educação realmente inclusiva e transformadora.

Biografia do Autor

Gisele Aparecida Garcia, UNIPTAN

Gisele Aparecida Garcia é Pedagoga e especialista em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atua como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental desde 2009 em escolas públicas, com experiência com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais.

Talyta Resende de Oliveira, UNIPTAN

Talyta Resende de Oliveira é Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atuou em 2016 como professora orientadora de TCC do curso de especialização em Práticas de Letramento e alfabetização pelo Núcleo de Educação à Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD-UFSJ). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Garcia, G. A., & Oliveira, T. R. de. (2019). Novo olhar sobre a prática de alfabetização e letramento de crianças com autismo: Um. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 1(2), 127–141. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/331