DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE GESTÃO EM SAÚDE PARA ALUNOS DA MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Gestão em saúde, Educação médica, Integração ensino-serviço-comunidadeResumo
A Gestão em Saúde configura-se como um determinante para alcançar resultados alinhados com os objetivos institucionais e com a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A atenção à saúde só consegue ser alcançada por meio de planejamento, organização, coordenação e controle, demonstrando a importância de competências de gestão. Esse estudo é descritivo, do tipo relato de experiência, sendo retrospectivo, focando nas vivências dos docentes e discentes na disciplina de Gestão em Saúde dos acadêmicos do oitavo período de medicina. Foram descritas a utilização de várias metodologias ativas para promoção de uma aprendizagem significativa e objetivando maior adesão dos estudantes para aquisição de competências de gestão. Concluiu-se que a disciplina promoveu reflexão nos discentes sobre a indissociabilidade e a complexidade entre gestão e atenção. O estudo apontou a importância do fortalecimento de disciplinas que favoreçam a temática da gestão em saúde desde os anos iniciais do currículo da medicina.