DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE GESTÃO EM SAÚDE PARA ALUNOS DA MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gleice Noronha Dias
  • Regina Aparecida de Melo Bagnolli
  • Ana Carolina Storch Oliveira
  • Ana Clara Leite Silva
  • Clara Soares Costa
  • Ester Resende Chicri Couto

Palavras-chave:

Gestão em saúde, Educação médica, Integração ensino-serviço-comunidade

Resumo

A Gestão em Saúde configura-se como um determinante para alcançar resultados alinhados com os objetivos institucionais e com a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A atenção à saúde só consegue ser alcançada por meio de planejamento, organização, coordenação e controle, demonstrando a importância de competências de gestão. Esse estudo é descritivo, do tipo relato de experiência, sendo retrospectivo, focando nas vivências dos docentes e discentes na disciplina de Gestão em Saúde dos acadêmicos do oitavo período de medicina. Foram descritas a utilização de várias metodologias ativas para promoção de uma aprendizagem significativa e objetivando maior adesão dos estudantes para aquisição de competências de gestão. Concluiu-se que a disciplina promoveu reflexão nos discentes sobre a indissociabilidade e a complexidade entre gestão e atenção. O estudo apontou a importância do fortalecimento de disciplinas que favoreçam a temática da gestão em saúde desde os anos iniciais do currículo da medicina.

Biografia do Autor

Gleice Noronha Dias

Gleice Noronha Dias. Professora do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Regina Aparecida de Melo Bagnolli

Regina Aparecida de Melo Bagnolli. Professora do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Ana Carolina Storch Oliveira

Ana Carolina Storch Oliveira. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Ana Clara Leite Silva

Ana Clara Leite Silva. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Clara Soares Costa

Clara Soares Costa. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Ester Resende Chicri Couto

Ester Resende Chicri Couto. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Dias, G. N., Bagnolli, R. A. de M., Oliveira, A. C. S., Silva, A. C. L., Costa, C. S., & Couto, E. R. C. (2022). DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE GESTÃO EM SAÚDE PARA ALUNOS DA MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 2(3), 136–143. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/597