VIVÊNCIAS DA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Gleice Noronha Dias
  • Marcele Pereira Silvestre Gotardelo
  • Felipe dos Santos Silva
  • Fernanda Oliveira Andrade Rabelo
  • Priscilla Moura de Oliveira
  • Rafaela Boaventura

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Integração Ensino, Serviço e Comunidade

Resumo

Nos últimos anos ocorreram mudanças nos currículos da medicina em prol do estímulo à integração entre o ensino e o sistema de saúde com foco para a aprendizagem na Atenção Primária à saúde (APS), deslocando a centralidade do ambiente hospitalar. O fortalecimento da integração ensino-serviço tem a prerrogativa de encorajar os alunos à uma construção de visão crítica do Sistema único de Saúde (SUS) e fomentar ações que visem à integralidade do cuidado e o trabalho em rede de forma interdisciplinar. O objetivo desse estudo foi descrever a experiência vivenciada por alunos do primeiro período do curso de Medicina de um centro universitário de Minas Gerais, refletindo sobre a inserção na Unidade de Saúde da Família (USF). Ao longo deste texto, estão descritas as atividades práticas desenvolvidas, como a aproximação dos alunos no contexto da Unidade Básica de Saúde, as visitas técnicas aos dispositivos da rede e a construção de instrumentos como o Diagnóstico Sócio Sanitário e o portfólio de reflexão. Ficou evidenciado que a inserção precoce na Estratégia Saúde da Família (ESF) possibilitou uma percepção positiva sobre o SUS e sobre a organização dos serviços de saúde, fortalecendo o elo da Atenção primária à Saúde (APS) como um forte cenário de prática para o estudo da medicina.

Biografia do Autor

Gleice Noronha Dias

Gleice Noronha Dias. Professor do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Marcele Pereira Silvestre Gotardelo

Marcele Pereira Silvestre Gotardelo. Professora do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Felipe dos Santos Silva

Felipe dos Santos Silva. Graduando do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Fernanda Oliveira Andrade Rabelo

Fernanda Oliveira Andrade Rabelo. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN. 

Priscilla Moura de Oliveira

Priscilla Moura de Oliveira. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Rafaela Boaventura

Rafaela Boaventura. Graduanda do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Dias, G. N., Gotardelo, M. P. S., Silva, F. dos S., Rabelo, F. O. A., Oliveira, P. M. de, & Boaventura, R. (2022). VIVÊNCIAS DA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 2(3), 157–163. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/600