VIVÊNCIAS DA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Integração Ensino, Serviço e ComunidadeResumo
Nos últimos anos ocorreram mudanças nos currículos da medicina em prol do estímulo à integração entre o ensino e o sistema de saúde com foco para a aprendizagem na Atenção Primária à saúde (APS), deslocando a centralidade do ambiente hospitalar. O fortalecimento da integração ensino-serviço tem a prerrogativa de encorajar os alunos à uma construção de visão crítica do Sistema único de Saúde (SUS) e fomentar ações que visem à integralidade do cuidado e o trabalho em rede de forma interdisciplinar. O objetivo desse estudo foi descrever a experiência vivenciada por alunos do primeiro período do curso de Medicina de um centro universitário de Minas Gerais, refletindo sobre a inserção na Unidade de Saúde da Família (USF). Ao longo deste texto, estão descritas as atividades práticas desenvolvidas, como a aproximação dos alunos no contexto da Unidade Básica de Saúde, as visitas técnicas aos dispositivos da rede e a construção de instrumentos como o Diagnóstico Sócio Sanitário e o portfólio de reflexão. Ficou evidenciado que a inserção precoce na Estratégia Saúde da Família (ESF) possibilitou uma percepção positiva sobre o SUS e sobre a organização dos serviços de saúde, fortalecendo o elo da Atenção primária à Saúde (APS) como um forte cenário de prática para o estudo da medicina.