MANEJO ESTOMATOLÓGICO DA SÍNDROME DE SJÖGREN

Autores

  • Fernando Vianna Nogueira Barreto
  • Millena Cristina de Paula
  • Yara Aline Guimarães
  • Tauana de Sousa Tironi
  • Diogo Couto de Carvalho
  • Breno Cherfên Peixoto

Palavras-chave:

Síndrome de Sjögren, Manifestações bucais, Xerostomia, Assistência odontológica

Resumo

A síndrome de Sjögren (SS) é uma doença crônica autoimune que pode ocorrer a partir de gatilhos desencadeados por fatores etiológicos, genéticos, hormonais e ambientais multifatoriais. Afeta principalmente mulheres adultas, embora possa ocorrer tanto em os sexos e em todas as faixas etárias. Pode, inicialmente, afetar glândulas lacrimais e salivares, com sintomas como secura grave (síndrome de sicca), e complicações que podem incluir fadiga profunda dor crônica, envolvimento de órgãos, neuropatias e linfomas em seu tipo primário. No tipo secundário, a SS está associada a outras doenças reumáticas, como lúpus eritematoso sistêmico (SLE) ou esclerose sistêmica (SSC). O objetivo deste trabalho trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre SS, com especial interesse na gestão de suas manifestações orais.

Biografia do Autor

Fernando Vianna Nogueira Barreto

Fernando Vianna Nogueira Barreto. Graduando do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves -UNIPTAN.

Millena Cristina de Paula

Millena Cristina de Paula. Graduanda do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN.

Yara Aline Guimarães

Yara Aline Guimarães. Graduanda do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves –UNIPTAN. 

Tauana de Sousa Tironi

Tauana de Sousa Tironi. Professora do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Diogo Couto de Carvalho

Diogo Couto de Carvalho. Professor do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Breno Cherfên Peixoto

Breno Cherfên Peixoto. Professor dos curso de Medicina, Fisioterapia e odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Barreto, F. V. N., Paula, M. C. de, Guimarães, Y. A., Tironi, T. de S., Carvalho, D. C. de, & Peixoto, B. C. (2022). MANEJO ESTOMATOLÓGICO DA SÍNDROME DE SJÖGREN. Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 2(3), 206–220. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/605