AVALIAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS À COLECISTECTOMIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG)

Autores

  • Omar Tayer
  • Larissa de Castro Tayer
  • Laila de Castro Tayer
  • Daniel Riani Gotardelo

Palavras-chave:

Cirurgia, Vesícula biliar, Colecistectomia, Videolaparoscopia

Resumo

A remoção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia) é uma operação que começou ser realizada no fim do século dezenove. Nos últimos 40 anos houve grande evolução no tocante ao acesso e às técnicas cirúrgicas para a realização de colecistectomia que, inicialmente, era realizada por meio de incisões na parede abdominal. No fim do século vinte, a colecistectomia passou a ser feita por meio de acessos menores como a minilaparotomia e em seguida pela videolaparoscopia (cirurgia videoendoscópica), que é o acesso considerado como padrão na atualidade. O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação dos pacientes submetidos à cirurgia videoendoscópica para a retirada da vesícula biliar na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, Minas Gerais. A partir de um estudo transversal. Foram colhidos dados clínicos e sociodemográficos em prontuários de 44 pacientes operados segundo as variáveis: faixa etária, sexo, diagnóstico, conversão (troca do método da videolaparoscopia para laparotomia convencional), colangiografia (exame contrastado das vias biliares) e dias de internação. Os resultados da pesquisa apontaram a colelitíase calculosa simples como o diagnóstico de maior incidência, sendo mais frequente no sexo feminino, sem necessidade de conversão e nem de colangiografia per-operatória. Os pacientes, pertencentes predominantemente à faixa etária entre 50 e 60 anos, ficaram internados, na maioria das vezes, por apenas um a dois dias. 

Biografia do Autor

Omar Tayer

Omar Tayer. Professor do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Larissa de Castro Tayer

Larissa de Castro Tayer.  Interna do curso de Medicina do UNIPTAN.

Laila de Castro Tayer

Laila de Castro Tayer. Médica graduada no curso de Medicina do UNIPTAN.

Daniel Riani Gotardelo

Daniel Riani Gotardelo.  Professor do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Tayer, O., Tayer, L. de C., Tayer, L. de C., & Gotardelo, D. R. (2022). AVALIAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS À COLECISTECTOMIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG). Educação E Saúde: Fundamentos E Desafios, 2(3), 221–227. Recuperado de https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/606